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sexta-feira, dezembro 30, 2011


Acerte no Alvo VI

28 de dezembro de 2011

Agora nosso Acerte no Alvo terá dicas diversificadas, esta semana quero falar sobre o seu sonho, você se sente uma pessoa realizada? Tem orgulho do que faz? Estamos começando um novo Ano e não há época melhor para parar e avaliarmos isto.

Primeiro, precisamos entender que o artesanato é algo necessário, alguns podem até dizer: “artesanato não é necessidade…” Mas claro que é! Se você foi convidado para uma festa, é necessário levar um presente! Você já viu uma casa totalmente sem enfeites ou adornos? Nunca vi! Sempre tem algo nas paredes ou nas prateleiras, as pessoas precisam e querem enfeitar a casa. O artesanato é usado também como forma de terapia, pois é aconselhamento médico! E tem ainda as lembrancinhas e decorações que não podem faltar em uma festa, enfim, o artesanato é necessário em nossa vida moderna!

Por estes e outros motivos vender e fabricar artesanato é uma função essencial para a sociedade! Muitos acham que quando alguém trabalha com as artes, está fazendo isto enquanto não consegue algo melhor, ou que precisa fazer uma faculdade ou passar em um concurso, o artesanato muitas vezes se torna apenas um paliativo, um “bico”, um extra! Pode até ser que seja assim, mas isto não pode ser uma regra, trabalhar exclusivamente com as artes é sim uma realização profissional e pode dar dinheiro para o seu sustento dignamente!

Venho de uma família que praticamente todos trabalham exclusivamente com o artesanato, meu pai há 28 anos, largou um emprego de sucesso na IBM, ganhando muito bem para abrir uma loja de peças em gesso! Ele fez o caminho inverso do que todos pensam, de grande executivo virou um artesão! Por causa de dinheiro? Não, por causa de realização pessoal, ele já não agüentava mais aquela pressão e resolveu ser feliz!!! Hoje ele está com 70 anos de idade e junto com minha mãe, tem uma pequena marcenaria e uma loja de lembrancinhas.

Por isto se alguém lhe disser: “largue isto que não dá futuro…” só largue se não for o seu sonho, caso contrário, prove a todos que o seu futuro já está escolhido!

Tenho o maior orgulho de ser artesã, antes de empresária sempre digo que sou artesã! Avalie o seu sonho, escreva-o em uma folha de papel e lute por ele, mesmo que a sociedade não o reconheça como uma profissão de destaque!

É tempo de definir sua meta, seus objetivos, ter foco e não continuar mais navegando conforme os ventos e sim conforme os seus desejos! Mude sua história!

E você, tem orgulho do que faz?

Dani Claro


Acerte no Alvo V

20 de dezembro de 2011

Olá,

Voltamos com mais um Acerte no Alvo. E hoje vamos falar sobre, entregando os pedidos.

Oba! Hora de entregar o pedido! Não importa se ainda são poucos, o importante é fazer tudo com muito capricho para que este início seja uma semente com muitos frutos!

Cada peça deve ser feita com atenção, capriche bastante, mas cuidado com o perfeccionismo, pois corre- se o risco de passar toda a semana em uma única peça! (geralmente depois de pronta eu tiro a peça da minha frente e já a embalo para não ficar “encontrando”defeitos!)

Toda peça deve ter acabamento por dentro e por fora e é imprescindível ter um cartãozinho da sua empresa pendurada na peça e uma etiqueta costurada ou colada, o importante é deixar sua marca visível!

Recebi este lindo presente da minha querida Katia Guzella e vejam o cartãozinho dela pendurado na fita da embalagem!

Outro item muito importante é a embalagem, esta deve ser impecável, nada pior do que entregar uma peça dentro de uma sacola de supermercado, né? Não precisa gastar muito (e nem deve) basta um pouco de criatividade para transformar sacos de papel em lindos pacotes!

Vejam algumas embalagens criativas e econômicas que encontrei na NET esurpreenda o seu cliente!






Vender fiado? Meu conselho é não fazer isto, a não ser que seja alguém muito intimo e de muita confiança, mas como ninguém tem “estrela na testa”, o melhor mesmo é aceitar cheque pré datado para garantir….

Atrasar a entrega da encomenda? Ai, ai, ai… isto pode ser um problemão, a não ser que realmente o tempo seja insuficiente, explique ao seu cliente e jamais prorrogue o prazo novamente! Lembre-se, você não é uma máquina! Por isto não aceite encomendas que lhe farão virar a noite literalmente, pois isto é artesanato e você precisa de um bom prazo para entregar tudo perfeito! Use uma agenda ou um quadro de avisos para não perder as datas de entrega, é importante que isto seja bem organizado!

Não aceite pechinchas de última hora com o seu produto, algumas pessoas esperam na hora de entregar para “chorar” um pouco mais, agora que você já calculou e sabe o quanto precisa cobrar para ganhar 100%, não abaixe seu lucro, pois seu negócio depende dele, nem que para isto tenha que voltar com a mercadoria ao seu estoque e vendê-la em outra oportunidade.

Caso o pedido seja personalizado (ex: quadro com nome da criança) então peça uma adiantamento e diga que não poderá aceitar devolução já que o produto é personalizado e só servirá para aquela criança. Já tive problemas com pessoas que me pediram coisas super estranhas, juraram que iriam querer e na hora de entregar me disseram que não era bem isto que estavam pensando… E agora o que fazer com esta peça? Pintar tudo de novo se é que isto ainda seja possível…

Toda vez que você entregar um pedido peça ao seu cliente para ajudá-la na divulgação do seu trabalho, se o cliente gostou do que viu, já está garantido seu boca a boca e muitos outros trabalhos poderão vir através deste!

Muitos artesãos vendem para todo o Brasil (e porque não todos os continentes?! Falaremos em outra oportunidade sobre exportação…) e para isto é necessário enviar as mercadorias pelo correio, faça uma embalagem reforçada, principalmente se a sua mercadoria for muito frágil, use plástico bolha o custo não é alto e o resultado vale à pena.

E não se esqueça que quem paga o correio é o cliente. Para saber o valor do correio basta entrar no site www.correios.com.br entrar no link preços e prazos, escolher o tipo de envio (sedex ou PAC) colocar o CEP do remetente e destinatário, peso e medidas e você terá o valor do correio para cobrar do seu cliente antes de postar a encomenda.

Devoluções… ah! Elas acontecem, se tudo não saiu conforme você previu, não se desespere, isto faz parte do trabalho, converse com o cliente e tente refazer conforme ele deseja ou até mesmo devolva o dinheiro, mas jamais desanime por isto, eu já tive encomendas devolvidas e isto nunca me fez desanimar, muito pelo contrário! Pois cada obstáculo nos força a subir mais um degrau!!

Aproveite esta semana de Natal e venda todo o seu estoque, que tal um bazar em casa para os amigos e parentes?!

Beijos Enormes,

Dani Claro

segunda-feira, dezembro 19, 2011


Arquivo da Categoria ‘Acerte no Alvo’

Acerte no Alvo IV

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Olá !! Hoje vamos falar do quarto passo para profissionalizar o seu trabalho:

Agora que você já escolheu o produto em que vai focar, organizou seu tempo e seu espaço, montou seu mostruário e calculou o preço, então vamos para a próxima etapa; divulgar o trabalho!

Algumas pessoas tem dificuldade em fazer isto, são extremamente competentes, habilidosas e organizadas mas na hora de divulgar “emperram”… Talvez porque acreditam que para vender algo é necessário sair de porta em porta (como faziam os vendedores ambulantes antigamente…), mas isto é muito raro nos dias de hoje e até ineficiente (no meu ponto de vista).

Hoje, temos ótimas e eficientes ferramentas para divulgar o nosso trabalho, vamos falar de algumas delas:

- Internet: se você ainda não está conectada, corra para ficar! Não dá mais para divulgar o seu trabalho distribuindo folhetos na esquina! (quem diria que eu há cinco anos não sabia nem ligar um computador, rs,rs,rs…), é muito bom ter uma página no facebook, mas focada em divulgar o seu trabalho (muitas vezes as pessoas sem perdem no face falando da vida delas e dos outros…), também é importante ter um blog sempre atualizado com dicas úteis e fotos do seu trabalho (inspire-se em outros blogs super comerciais) ou até um site, porque não? Orkut? (ai, ai, ai, não entro no meu há meses!), mas é super válido sim! Flicker? Adoro, tem ótimas fotos! Tem também sites ótimos como a loja da Elo 7 e o portal do artesanato da revista On line onde você pode expor e vender seus produtos. O que não falta são maneiras de divulgar o seu trabalho na internet! Crie um mailing list (lista de e-mails) das pessoas que se interessam pelo seu trabalho para enviar notícias e fotos constantemente.

Bem, você já percebeu ficar de fora da internet nem pensar! Vale a pena investir em um computador e uma boa conexão. Mas é importante lembrar que apenas ter um blog não é o suficiente, é preciso sempre atualizá-lo, pois é como uma vitrine se não mudar constantemente perde a graça…

- Boca a boca: Esta é a mais eficiente e barata ferramenta de divulgação da sua marca, quando alguém gosta do seu produto e do seu atendimento, “xeque mate”!!! Vai ajudá-lo na divulgação do seu produto por muito tempo! Por isto o atendimento deve ser sempre impecável (fico com o coração na mão ao escrever isto, pois neste exato momento não estou na loja para atender aos clientes, pois dependemos dos funcionários, por isto treine-os o máximo que pode e saiba que seu negócio também depende deles!).

Colocar uma etiqueta em cada produto com a sua marca e o contato é fundamental (por exemplo, no fundo da caixa ou no verso da roupa), afinal depois de algum tempo sua propaganda não cai no esquecimento e aquele cliente vai poder divulgar o seu contato para os amigos que elogiarem seu trabalho por mais tempo.

Lembra do nosso book de fotos? Mostre para todos os amigos e familiares, ande com ele na bolsa, entregue um cartão especificando o que faz e assim vai aumentando o seu ciclo de prováveis consumidores.

- Participando de feiras e eventos: Existem ótimas opções de feiras em todas as cidades, pesquise na sua cidade uma feira onde possa participar para divulgar o seu trabalho, bem como de bazares e festas da cidade, pode não ser uma feira fixa, mas temporária, o importante é que seja um lugar de alto movimento e onde você possa expor e distribuir cartões. Capriche na decoração do seu espaço, nada de improvisos ou “de qualquer jeito”, lembre-se, você precisa primeiro surpreender seu provável cliente e só depois ele irá se tornar seu consumidor fiel.

E o mais importante e fundamental: TENHA MUITO ORGULHO DO QUE FAZ! Só assim as pessoas irão perceber sua paixão e “comprarem” sua idéia!!! Acredite em você e não tenha vergonha de mostrar seu trabalho, afinal o que você faz é único e tem um pouco de você em cada peça! Não se preocupe e desanime quando receber um não, pois ele virá com certeza (já recebi muitos!!) o mais importante é o seu SIM! Sim para você e para o que acredita!

Comece já a sua divulgação!!!!

Beijos Grandes,

Dani Claro

quinta-feira, dezembro 08, 2011


Arquivo da Categoria ‘Acerte no Alvo’

Acerte no Alvo III

domingo, 4 de dezembro de 2011

Já vimos que é necessário focar em um determinado produto no inicio para depois diversificar, vimos também a necessidade de organizar seu tempo e seu espaço, agora vamos falar de mostruário e preços!

Montando seu mostruário:

Em primeiro lugar preciso lhe perguntar algo, você tem orgulho do que faz? Gosta de mostrar o seu trabalho? Ou tem vergonha cada vez que alguém pede para ver seu produto?

Você precisa ter MUITO orgulho do que faz e se apaixonar pelo seu produto, só assim você sairá mostrando-o para o maior número de pessoas e são estas pessoas que vão fazer o famoso “boca a boca” que é a melhor e mais barata propaganda que existe!

O primeiro passo é fazer várias peças SUPER caprichadas. Exemplo: se você trabalha com camisetas customizadas, dedique-se a 12 camisetas! Faça-as com o maior capricho e empenho que já teve, estas serão seu cartão postal! Depois de prontas e aprovadas (peça opinião de pessoas sinceras) faça um Book de fotos com estas peças, tire fotos boas (não vale de celular) se necessário vá até um estúdio, faça fotos tão bonitas quanto o produto, pois se forem ruins podem matar todo o seu trabalho. Preste atenção no fundo, no cenário e na iluminação, vale arrumá-las no Photo Shop, mas cuidado com muitas molduras e enfeites que podem tirar o foco do produto.

Feito as fotos, agora as coloque em um álbum, será o seu book de trabalho! Mas use um álbum bonito e apresentável, não as coloque em álbuns grandes, pois fica difícil de colocar na bolsa, use um pequeno, mas de boa apresentação. Ande com este álbum a tiracolo e mostre para o maior número de pessoas possível. Vale colocar sua logomarca na capa e nas fotos (a propósito você já tem uma marca? Um nome?) e os preços em um canto para que todos entendam que está a venda sob encomenda.

Na loja eu não vendo os mostruários em hipótese alguma (exceto quando preciso mudá-los), pois o retorno deles na vitrine é muito maior e eu não tenho produção para substituí-los constantemente. Mas se você já tem o book pronto, então você pode vendê-los para não ficar com mercadoria parada, mas lembre-se NUNCA se esqueça de tirar fotos do seu trabalho, pois uma vez vendido você não terá mais aquele produto para mostrar a outros clientes! Já errei muito nisto e me arrependo amargamente de peças que criei e nunca mais pude mostrar para ninguém… Hoje fotografo tudo! Até o passo a passo! Invista em uma boa máquina, mas não precisa ser uma profissional e fotografe todos os seus trabalhos!

Feito isto agora é hora de sair mostrando e não ter vergonha do seu produto, uma dica que dá muito retorno é presentear em festas com o seu trabalho (ex: caixas de convite) ou usar seu produto constantemente (ex: camisetas customizadas).

Outra dica importante é não fazer do seu celular ou notebook o seu portfólio, muitas vezes as pessoas se sentem constrangidas de ficarem passando as fotos, revele-as!

E também nunca deixe as fotos soltas dentro de uma caixa, pois ficam mais fáceis de sumirem ou estragarem, coloque-as no álbum e muito cuidado com este álbum para não sumir nas mãos de “concorrentes”… Parece piada, mas já aconteceu comigo!!!

Coloquei aqui algumas fotos de álbuns que dariam belos portfólios para o seu mostruário, inspire-se neles! Afinal de contas seu trabalho merece este capricho e esta será sua primeira vitrine de muitas!! Comece a imaginar a foto do seu trabalho nestes álbuns, tenho certeza que irá agradar MUITA gente!!





Estas duas últimas são agendas, mas porque não virarem álbuns?


A próxima dica é calculo de preços, fiz um post bem detalhado sobre isto a um tempo atrás, clique no link ao lado Categorias e em Dicas de Vendas.

No princípio parece muito trabalhoso calcular custo fixo e custo variável, mas não desista na primeira impressão! Tentei explicar de uma maneira bem simples e depois do primeiro cálculo, que dá um pouco mais de trabalho, ficará mais fácil. O importante é ficar bem claro para você o quanto está ganhando e o quanto pode mexer nos preços, pois um cálculo bem feito é a certeza do lucro e o lucro é a alma de um negócio de sucesso! O seu negócio!!

Bem, agora vou te dar mais uma semana, para preparar seu mostruário, calcular seu preço e se você ainda não tem uma logomarca, criar uma urgente! Parece-me que você tem bastante trabalho esta semana! Então, mãos a obra!!!


Dani Claro

Acerto no alvo II

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Hoje vamos falar do segundo passo para o artesão que deseja se profissionalizar. Já vimos que o primeiro passo é escolher com o que se deseja trabalhar e dominar a técnica para tal.

Agora vamos falar de organizar seu tempo e seu espaço.

Sei que o artesanato tem sido fonte geradora de renda para muitas mulheres que ficam em casa, cuidando dos filhos e dos afazeres domésticos, por isto a importância de ter um tempo organizado e separado para isto, todos nós temos 24 horas no dia, alguns conseguem usar melhor este tempo, outros se perdem durante o dia e acabam nunca tendo tempo suficiente para realizar as atividade propostas.

Para que o nosso dia seja rentável devemos nos preocupar com o que realmente é importante e sermos disciplinados com os horários, pois muitas vezes deixamos o tempo passar com atividades de nenhum resultado.

Para lhe ajudar nisto minha dica é que você coloque em uma folha de papel todo o seu dia dividido em horas. Exemplo:

07:30 – Acordar

08:00 as 13:00 – Cuidar das crianças , das atividades da casa, almoço e levar crianças na escola.

13:30 – Trabalhar com o artesanato (ter 0:40 minutos para responder e-mails, visitar sites de relacionamento , visitar e atualizar blogs).

17:30 – Buscar crianças

18:00 – Dedicar-se a família

Aqui fiz um exemplo bem resumido, mas você deve fazer um mais detalhado de acordo com seu ritmo de vida, coloque o seu cronograma em um lugar visível e tente cumpri-lo na medida do possível! Uma dica importantíssima é não se deixar levar pela internet e perder horas a fio improdutivas visitando sites e fazendo comentários que só tomam o seu tempo, coloque um relógio na sua frente quando entrar na internet e não fuja do horário estipulado! Aliás, ter um relógio Bem grande no seu atelier pode parecer intimidador mas é muito importante para não “perder a hora”.

Quando sentar na sua mesa de trabalho, dedique-se totalmente, pois 01h00 de tempo de qualidade vale muito mais do que 04h00 dispersas! Não deixe que outras atividades tomem o seu tempo, pois você precisa produzir muito em pouco espaço de tempo! Cuidado também com o telefone, avise que está trabalhando, pois as pessoas não respeitam quem trabalha em casa…

O tempo com a família também é muito importante! Procure ter um momento específico para isto, pois você ainda precisa encontrar um tempo para VOCÊ! Para fazer o que gosta (qual é o seu hobby? E como pode encaixá-lo na sua agenda!).

Sei que não é nada fácil ser disciplinada com os horários, principalmente quando temos crianças em casa, mas elas também precisam desta rotina, faça um propósito de começar a organizar o seu tempo esta semana, no início é mais difícil, mas depois vira um hábito!

Agora vamos pensar na organização do seu material de trabalho. Não dá para espalhar tintas e pincéis por toda a casa, pois além de se perderem facilmente (o que toma o seu tempo para procurar) sua casa não ficará nada agradável!

É importante lembrar que suas ferramentas de trabalho não devem se tornar brinquedos de criança! Por isto deixe em um lugar que não chame a atenção delas. Separe um quartinho ou um cantinho mais isolado, mantenha tudo organizado para que você não perca seu tempo procurando, nada mais agradável do que ter um atelier organizado e porquê não bonito? Afinal, boa parte do seu dia você passará ali dentro!

Quando falamos em atelier as coisas se tornam mais difíceis, pois são muitas miudezas e tudo precisa estar a “mão”, nada mais improdutivo do que ficar procurando por um pincel em um “labirinto de bagunça” ou ter que comprar algo que você sabe que tem, mas não acha! Tudo isto causa um stress desnecessário…

Para começar a “faxina” remova tudo o que está à muito tempo parado e que não tem mais utilidade. Exemplo: tintas vencidas e secas, pincéis duros, papéis velhos e etc. Vale doar um pouco de coisas que não vai utilizar mais.

Feito a limpeza, agora organize cada tipo de material em caixas. Exemplo: caixa de fitas, caixa de tintas, caixa de pincéis, caixa de papéis e etc. Pode-se usar caixas de madeira ou de sapato (forre-as ou pinte-as para ficarem com um aspecto mais agradável!). Aproveite para verificar o que você não tem e precisa comprar.

Separe uma prateleira ou uma estante somente para o seu material e coloque bem na frente às peças que você precisa terminar, pois deixar peças paradas, esperando um dia… Não é nada produtivo para o seu negócio, proponha-se a terminá-las o mais breve possível!

Além de organizar o material você deve também organizar o financeiro, encontre um quadro de imãs e coloque TODAS as notinhas de compras e pedidos no quadro, depois passe as notinhas para um caderno, um bom controle dos gastos é fundamental para a saúde do seu negócio!

Uma dica ótima que sempre a utilizo é sair com uma lista de compras, assim você não vai comprar o que não precisa!

É difícil trabalhar com artesanato sem fazer sujeira, por isto pare sempre 15 minutos antes do horário estipulado para deixar tudo bem limpo para o dia seguinte! Mantenha seu espaço organizado diariamente!

Separei algumas fotos de alguns ateliers organizados para que você possa se inspirar e organizar o seu. É claro que alguns parecem “capa de revista”, o seu não precisa ser assim, mas organização e limpeza são imprescindíveis!

Quando entramos em ambientes assim, dá até vontade de fazer arte!






Bem, esta foi a minha dica desta Segunda… proponha-se a colocá-la em prática nesta semana, pois na próxima vamos falar de preço e mostruário! E seu espaço e seu tempo precisam estar organizados para isto!

Beijos carinhosos,

Dani Claro

Acerte no Alvo I

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Muitas pessoas tem me procurado pedindo ajuda para começar ou alavancar o seu negócio no mundo das artes. Por isto preparei uma série de posts sobre este assunto com o intuito de ajudá-los a se profissionalizar, realizando um sonho profissional e ainda ganhando um bom dinheiro com isto!

Em primeiro lugar vamos deixar claro, que trabalhar com artesanato é extremamente prazeroso e pode ser lucrativo sim, mas não vai te deixar rico! Se você pretende trabalhar com o artesanato para “ganhar muito dinheiro” ou por falta de opção, acho melhor não se arriscar, artesanato é paixão e se você não colocar isto em suas peças, elas não irão vender!

Você deve amar o que faz, as pessoas percebem isto nas suas peças e por isto querem comprá-las!Então, a primeira pergunta que lhe faço é: “- Você quer trabalhar com artesanato por causa do dinheiro ou por causa da paixão?!” Mas vejam bem, não estou dizendo que o lucro não é importante, um negócio sem lucro não existe! Mas este deve ser uma conseqüência de um trabalho apaixonado!

Mas se ainda está na dúvida, então participe de cursos de artesanato na sua cidade, troque idéias com outras artesãs, identifique o que mais gosta de fazer e a necessidade da sua realidade (o que tem mais procura na sua cidade).

Outro conselho é não “dar tiro para todo lado”, ou seja, dedique-se mais a um tipo de trabalho, depois com o tempo você pode até diversificar um pouco mais. Se for lembrancinhas então faça somente lembrancinhas, se for caixa então faça somente caixas, se for tecido então faça somente bonecos de tecido, depois que ficar “craque” em um assunto aí sim você deve ir acrescentando outras modalidades.

Bem, se você realmente se identifica com as artes, já o faz e sabe o que quer, então o próximo passo é se profissionalizar e organizar o seu trabalho para que possa tirar dele o seu sustento. Vamos ter vários assuntos que não caberia em um post somente, por isto vamos trabalhar da seguinte maneira:

1 post: Identificando o tipo de artesanato que vai trabalhar
2 post: Organizando o tempo e o espaço de trabalho
3 post: Montando o mostruário e calculando o preço
4 post: Divulgando o trabalho
5 post: Entregando os pedidos
6 post: Dicas importantes.

Vou postar um post por semana (Toda Segunda feira).

Vimos que o primeiro passo então é identificar com que tipo de artesanato deseja trabalhar, comprar o material para começar o trabalho e ter a certeza que você domina bem a técnica escolhida.

Não saia comprando muita coisa antes de ter a certeza do que se deseja fazer, vá comprando aos poucos, pois o artesanato tem muitas técnicas e se você resolver fazer um pouco de cada coisa, não terá fim! Por exemplo; se você vai vender caixas de madeira, então dedique-se a caixas de decoupage com guardanapo, comece com uma técnica somente e invista neste material, depois com o tempo você pode e deve ir diversificando.

Agora que você já está com o material em mãos e domina a técnica, hora de começar a colocar em prática nosso plano de ação para acertar o alvo e vender o seu produto! Mas se você ainda não tem isto bem definido então vou te dar uma semana para você se preparar para o próximo post onde vamos falar sobre organizando seu tempo e seu espaço!

Beijos e bom trabalho,

Dani Claro

http://www.bonecadigital.com/

Oi amores  trazendo uma bonequinha free para vcs!!

se usar não retire os créditos!!!!

bjinhos