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quinta-feira, dezembro 08, 2011


Arquivo da Categoria ‘Acerte no Alvo’

Acerte no Alvo III

domingo, 4 de dezembro de 2011

Já vimos que é necessário focar em um determinado produto no inicio para depois diversificar, vimos também a necessidade de organizar seu tempo e seu espaço, agora vamos falar de mostruário e preços!

Montando seu mostruário:

Em primeiro lugar preciso lhe perguntar algo, você tem orgulho do que faz? Gosta de mostrar o seu trabalho? Ou tem vergonha cada vez que alguém pede para ver seu produto?

Você precisa ter MUITO orgulho do que faz e se apaixonar pelo seu produto, só assim você sairá mostrando-o para o maior número de pessoas e são estas pessoas que vão fazer o famoso “boca a boca” que é a melhor e mais barata propaganda que existe!

O primeiro passo é fazer várias peças SUPER caprichadas. Exemplo: se você trabalha com camisetas customizadas, dedique-se a 12 camisetas! Faça-as com o maior capricho e empenho que já teve, estas serão seu cartão postal! Depois de prontas e aprovadas (peça opinião de pessoas sinceras) faça um Book de fotos com estas peças, tire fotos boas (não vale de celular) se necessário vá até um estúdio, faça fotos tão bonitas quanto o produto, pois se forem ruins podem matar todo o seu trabalho. Preste atenção no fundo, no cenário e na iluminação, vale arrumá-las no Photo Shop, mas cuidado com muitas molduras e enfeites que podem tirar o foco do produto.

Feito as fotos, agora as coloque em um álbum, será o seu book de trabalho! Mas use um álbum bonito e apresentável, não as coloque em álbuns grandes, pois fica difícil de colocar na bolsa, use um pequeno, mas de boa apresentação. Ande com este álbum a tiracolo e mostre para o maior número de pessoas possível. Vale colocar sua logomarca na capa e nas fotos (a propósito você já tem uma marca? Um nome?) e os preços em um canto para que todos entendam que está a venda sob encomenda.

Na loja eu não vendo os mostruários em hipótese alguma (exceto quando preciso mudá-los), pois o retorno deles na vitrine é muito maior e eu não tenho produção para substituí-los constantemente. Mas se você já tem o book pronto, então você pode vendê-los para não ficar com mercadoria parada, mas lembre-se NUNCA se esqueça de tirar fotos do seu trabalho, pois uma vez vendido você não terá mais aquele produto para mostrar a outros clientes! Já errei muito nisto e me arrependo amargamente de peças que criei e nunca mais pude mostrar para ninguém… Hoje fotografo tudo! Até o passo a passo! Invista em uma boa máquina, mas não precisa ser uma profissional e fotografe todos os seus trabalhos!

Feito isto agora é hora de sair mostrando e não ter vergonha do seu produto, uma dica que dá muito retorno é presentear em festas com o seu trabalho (ex: caixas de convite) ou usar seu produto constantemente (ex: camisetas customizadas).

Outra dica importante é não fazer do seu celular ou notebook o seu portfólio, muitas vezes as pessoas se sentem constrangidas de ficarem passando as fotos, revele-as!

E também nunca deixe as fotos soltas dentro de uma caixa, pois ficam mais fáceis de sumirem ou estragarem, coloque-as no álbum e muito cuidado com este álbum para não sumir nas mãos de “concorrentes”… Parece piada, mas já aconteceu comigo!!!

Coloquei aqui algumas fotos de álbuns que dariam belos portfólios para o seu mostruário, inspire-se neles! Afinal de contas seu trabalho merece este capricho e esta será sua primeira vitrine de muitas!! Comece a imaginar a foto do seu trabalho nestes álbuns, tenho certeza que irá agradar MUITA gente!!





Estas duas últimas são agendas, mas porque não virarem álbuns?


A próxima dica é calculo de preços, fiz um post bem detalhado sobre isto a um tempo atrás, clique no link ao lado Categorias e em Dicas de Vendas.

No princípio parece muito trabalhoso calcular custo fixo e custo variável, mas não desista na primeira impressão! Tentei explicar de uma maneira bem simples e depois do primeiro cálculo, que dá um pouco mais de trabalho, ficará mais fácil. O importante é ficar bem claro para você o quanto está ganhando e o quanto pode mexer nos preços, pois um cálculo bem feito é a certeza do lucro e o lucro é a alma de um negócio de sucesso! O seu negócio!!

Bem, agora vou te dar mais uma semana, para preparar seu mostruário, calcular seu preço e se você ainda não tem uma logomarca, criar uma urgente! Parece-me que você tem bastante trabalho esta semana! Então, mãos a obra!!!


Dani Claro

Acerto no alvo II

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Hoje vamos falar do segundo passo para o artesão que deseja se profissionalizar. Já vimos que o primeiro passo é escolher com o que se deseja trabalhar e dominar a técnica para tal.

Agora vamos falar de organizar seu tempo e seu espaço.

Sei que o artesanato tem sido fonte geradora de renda para muitas mulheres que ficam em casa, cuidando dos filhos e dos afazeres domésticos, por isto a importância de ter um tempo organizado e separado para isto, todos nós temos 24 horas no dia, alguns conseguem usar melhor este tempo, outros se perdem durante o dia e acabam nunca tendo tempo suficiente para realizar as atividade propostas.

Para que o nosso dia seja rentável devemos nos preocupar com o que realmente é importante e sermos disciplinados com os horários, pois muitas vezes deixamos o tempo passar com atividades de nenhum resultado.

Para lhe ajudar nisto minha dica é que você coloque em uma folha de papel todo o seu dia dividido em horas. Exemplo:

07:30 – Acordar

08:00 as 13:00 – Cuidar das crianças , das atividades da casa, almoço e levar crianças na escola.

13:30 – Trabalhar com o artesanato (ter 0:40 minutos para responder e-mails, visitar sites de relacionamento , visitar e atualizar blogs).

17:30 – Buscar crianças

18:00 – Dedicar-se a família

Aqui fiz um exemplo bem resumido, mas você deve fazer um mais detalhado de acordo com seu ritmo de vida, coloque o seu cronograma em um lugar visível e tente cumpri-lo na medida do possível! Uma dica importantíssima é não se deixar levar pela internet e perder horas a fio improdutivas visitando sites e fazendo comentários que só tomam o seu tempo, coloque um relógio na sua frente quando entrar na internet e não fuja do horário estipulado! Aliás, ter um relógio Bem grande no seu atelier pode parecer intimidador mas é muito importante para não “perder a hora”.

Quando sentar na sua mesa de trabalho, dedique-se totalmente, pois 01h00 de tempo de qualidade vale muito mais do que 04h00 dispersas! Não deixe que outras atividades tomem o seu tempo, pois você precisa produzir muito em pouco espaço de tempo! Cuidado também com o telefone, avise que está trabalhando, pois as pessoas não respeitam quem trabalha em casa…

O tempo com a família também é muito importante! Procure ter um momento específico para isto, pois você ainda precisa encontrar um tempo para VOCÊ! Para fazer o que gosta (qual é o seu hobby? E como pode encaixá-lo na sua agenda!).

Sei que não é nada fácil ser disciplinada com os horários, principalmente quando temos crianças em casa, mas elas também precisam desta rotina, faça um propósito de começar a organizar o seu tempo esta semana, no início é mais difícil, mas depois vira um hábito!

Agora vamos pensar na organização do seu material de trabalho. Não dá para espalhar tintas e pincéis por toda a casa, pois além de se perderem facilmente (o que toma o seu tempo para procurar) sua casa não ficará nada agradável!

É importante lembrar que suas ferramentas de trabalho não devem se tornar brinquedos de criança! Por isto deixe em um lugar que não chame a atenção delas. Separe um quartinho ou um cantinho mais isolado, mantenha tudo organizado para que você não perca seu tempo procurando, nada mais agradável do que ter um atelier organizado e porquê não bonito? Afinal, boa parte do seu dia você passará ali dentro!

Quando falamos em atelier as coisas se tornam mais difíceis, pois são muitas miudezas e tudo precisa estar a “mão”, nada mais improdutivo do que ficar procurando por um pincel em um “labirinto de bagunça” ou ter que comprar algo que você sabe que tem, mas não acha! Tudo isto causa um stress desnecessário…

Para começar a “faxina” remova tudo o que está à muito tempo parado e que não tem mais utilidade. Exemplo: tintas vencidas e secas, pincéis duros, papéis velhos e etc. Vale doar um pouco de coisas que não vai utilizar mais.

Feito a limpeza, agora organize cada tipo de material em caixas. Exemplo: caixa de fitas, caixa de tintas, caixa de pincéis, caixa de papéis e etc. Pode-se usar caixas de madeira ou de sapato (forre-as ou pinte-as para ficarem com um aspecto mais agradável!). Aproveite para verificar o que você não tem e precisa comprar.

Separe uma prateleira ou uma estante somente para o seu material e coloque bem na frente às peças que você precisa terminar, pois deixar peças paradas, esperando um dia… Não é nada produtivo para o seu negócio, proponha-se a terminá-las o mais breve possível!

Além de organizar o material você deve também organizar o financeiro, encontre um quadro de imãs e coloque TODAS as notinhas de compras e pedidos no quadro, depois passe as notinhas para um caderno, um bom controle dos gastos é fundamental para a saúde do seu negócio!

Uma dica ótima que sempre a utilizo é sair com uma lista de compras, assim você não vai comprar o que não precisa!

É difícil trabalhar com artesanato sem fazer sujeira, por isto pare sempre 15 minutos antes do horário estipulado para deixar tudo bem limpo para o dia seguinte! Mantenha seu espaço organizado diariamente!

Separei algumas fotos de alguns ateliers organizados para que você possa se inspirar e organizar o seu. É claro que alguns parecem “capa de revista”, o seu não precisa ser assim, mas organização e limpeza são imprescindíveis!

Quando entramos em ambientes assim, dá até vontade de fazer arte!






Bem, esta foi a minha dica desta Segunda… proponha-se a colocá-la em prática nesta semana, pois na próxima vamos falar de preço e mostruário! E seu espaço e seu tempo precisam estar organizados para isto!

Beijos carinhosos,

Dani Claro

Acerte no Alvo I

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Muitas pessoas tem me procurado pedindo ajuda para começar ou alavancar o seu negócio no mundo das artes. Por isto preparei uma série de posts sobre este assunto com o intuito de ajudá-los a se profissionalizar, realizando um sonho profissional e ainda ganhando um bom dinheiro com isto!

Em primeiro lugar vamos deixar claro, que trabalhar com artesanato é extremamente prazeroso e pode ser lucrativo sim, mas não vai te deixar rico! Se você pretende trabalhar com o artesanato para “ganhar muito dinheiro” ou por falta de opção, acho melhor não se arriscar, artesanato é paixão e se você não colocar isto em suas peças, elas não irão vender!

Você deve amar o que faz, as pessoas percebem isto nas suas peças e por isto querem comprá-las!Então, a primeira pergunta que lhe faço é: “- Você quer trabalhar com artesanato por causa do dinheiro ou por causa da paixão?!” Mas vejam bem, não estou dizendo que o lucro não é importante, um negócio sem lucro não existe! Mas este deve ser uma conseqüência de um trabalho apaixonado!

Mas se ainda está na dúvida, então participe de cursos de artesanato na sua cidade, troque idéias com outras artesãs, identifique o que mais gosta de fazer e a necessidade da sua realidade (o que tem mais procura na sua cidade).

Outro conselho é não “dar tiro para todo lado”, ou seja, dedique-se mais a um tipo de trabalho, depois com o tempo você pode até diversificar um pouco mais. Se for lembrancinhas então faça somente lembrancinhas, se for caixa então faça somente caixas, se for tecido então faça somente bonecos de tecido, depois que ficar “craque” em um assunto aí sim você deve ir acrescentando outras modalidades.

Bem, se você realmente se identifica com as artes, já o faz e sabe o que quer, então o próximo passo é se profissionalizar e organizar o seu trabalho para que possa tirar dele o seu sustento. Vamos ter vários assuntos que não caberia em um post somente, por isto vamos trabalhar da seguinte maneira:

1 post: Identificando o tipo de artesanato que vai trabalhar
2 post: Organizando o tempo e o espaço de trabalho
3 post: Montando o mostruário e calculando o preço
4 post: Divulgando o trabalho
5 post: Entregando os pedidos
6 post: Dicas importantes.

Vou postar um post por semana (Toda Segunda feira).

Vimos que o primeiro passo então é identificar com que tipo de artesanato deseja trabalhar, comprar o material para começar o trabalho e ter a certeza que você domina bem a técnica escolhida.

Não saia comprando muita coisa antes de ter a certeza do que se deseja fazer, vá comprando aos poucos, pois o artesanato tem muitas técnicas e se você resolver fazer um pouco de cada coisa, não terá fim! Por exemplo; se você vai vender caixas de madeira, então dedique-se a caixas de decoupage com guardanapo, comece com uma técnica somente e invista neste material, depois com o tempo você pode e deve ir diversificando.

Agora que você já está com o material em mãos e domina a técnica, hora de começar a colocar em prática nosso plano de ação para acertar o alvo e vender o seu produto! Mas se você ainda não tem isto bem definido então vou te dar uma semana para você se preparar para o próximo post onde vamos falar sobre organizando seu tempo e seu espaço!

Beijos e bom trabalho,

Dani Claro

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