Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

segunda-feira, dezembro 19, 2011


Arquivo da Categoria ‘Acerte no Alvo’

Acerte no Alvo IV

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Olá !! Hoje vamos falar do quarto passo para profissionalizar o seu trabalho:

Agora que você já escolheu o produto em que vai focar, organizou seu tempo e seu espaço, montou seu mostruário e calculou o preço, então vamos para a próxima etapa; divulgar o trabalho!

Algumas pessoas tem dificuldade em fazer isto, são extremamente competentes, habilidosas e organizadas mas na hora de divulgar “emperram”… Talvez porque acreditam que para vender algo é necessário sair de porta em porta (como faziam os vendedores ambulantes antigamente…), mas isto é muito raro nos dias de hoje e até ineficiente (no meu ponto de vista).

Hoje, temos ótimas e eficientes ferramentas para divulgar o nosso trabalho, vamos falar de algumas delas:

- Internet: se você ainda não está conectada, corra para ficar! Não dá mais para divulgar o seu trabalho distribuindo folhetos na esquina! (quem diria que eu há cinco anos não sabia nem ligar um computador, rs,rs,rs…), é muito bom ter uma página no facebook, mas focada em divulgar o seu trabalho (muitas vezes as pessoas sem perdem no face falando da vida delas e dos outros…), também é importante ter um blog sempre atualizado com dicas úteis e fotos do seu trabalho (inspire-se em outros blogs super comerciais) ou até um site, porque não? Orkut? (ai, ai, ai, não entro no meu há meses!), mas é super válido sim! Flicker? Adoro, tem ótimas fotos! Tem também sites ótimos como a loja da Elo 7 e o portal do artesanato da revista On line onde você pode expor e vender seus produtos. O que não falta são maneiras de divulgar o seu trabalho na internet! Crie um mailing list (lista de e-mails) das pessoas que se interessam pelo seu trabalho para enviar notícias e fotos constantemente.

Bem, você já percebeu ficar de fora da internet nem pensar! Vale a pena investir em um computador e uma boa conexão. Mas é importante lembrar que apenas ter um blog não é o suficiente, é preciso sempre atualizá-lo, pois é como uma vitrine se não mudar constantemente perde a graça…

- Boca a boca: Esta é a mais eficiente e barata ferramenta de divulgação da sua marca, quando alguém gosta do seu produto e do seu atendimento, “xeque mate”!!! Vai ajudá-lo na divulgação do seu produto por muito tempo! Por isto o atendimento deve ser sempre impecável (fico com o coração na mão ao escrever isto, pois neste exato momento não estou na loja para atender aos clientes, pois dependemos dos funcionários, por isto treine-os o máximo que pode e saiba que seu negócio também depende deles!).

Colocar uma etiqueta em cada produto com a sua marca e o contato é fundamental (por exemplo, no fundo da caixa ou no verso da roupa), afinal depois de algum tempo sua propaganda não cai no esquecimento e aquele cliente vai poder divulgar o seu contato para os amigos que elogiarem seu trabalho por mais tempo.

Lembra do nosso book de fotos? Mostre para todos os amigos e familiares, ande com ele na bolsa, entregue um cartão especificando o que faz e assim vai aumentando o seu ciclo de prováveis consumidores.

- Participando de feiras e eventos: Existem ótimas opções de feiras em todas as cidades, pesquise na sua cidade uma feira onde possa participar para divulgar o seu trabalho, bem como de bazares e festas da cidade, pode não ser uma feira fixa, mas temporária, o importante é que seja um lugar de alto movimento e onde você possa expor e distribuir cartões. Capriche na decoração do seu espaço, nada de improvisos ou “de qualquer jeito”, lembre-se, você precisa primeiro surpreender seu provável cliente e só depois ele irá se tornar seu consumidor fiel.

E o mais importante e fundamental: TENHA MUITO ORGULHO DO QUE FAZ! Só assim as pessoas irão perceber sua paixão e “comprarem” sua idéia!!! Acredite em você e não tenha vergonha de mostrar seu trabalho, afinal o que você faz é único e tem um pouco de você em cada peça! Não se preocupe e desanime quando receber um não, pois ele virá com certeza (já recebi muitos!!) o mais importante é o seu SIM! Sim para você e para o que acredita!

Comece já a sua divulgação!!!!

Beijos Grandes,

Dani Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário