Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

sexta-feira, dezembro 30, 2011


Acerte no Alvo V

20 de dezembro de 2011

Olá,

Voltamos com mais um Acerte no Alvo. E hoje vamos falar sobre, entregando os pedidos.

Oba! Hora de entregar o pedido! Não importa se ainda são poucos, o importante é fazer tudo com muito capricho para que este início seja uma semente com muitos frutos!

Cada peça deve ser feita com atenção, capriche bastante, mas cuidado com o perfeccionismo, pois corre- se o risco de passar toda a semana em uma única peça! (geralmente depois de pronta eu tiro a peça da minha frente e já a embalo para não ficar “encontrando”defeitos!)

Toda peça deve ter acabamento por dentro e por fora e é imprescindível ter um cartãozinho da sua empresa pendurada na peça e uma etiqueta costurada ou colada, o importante é deixar sua marca visível!

Recebi este lindo presente da minha querida Katia Guzella e vejam o cartãozinho dela pendurado na fita da embalagem!

Outro item muito importante é a embalagem, esta deve ser impecável, nada pior do que entregar uma peça dentro de uma sacola de supermercado, né? Não precisa gastar muito (e nem deve) basta um pouco de criatividade para transformar sacos de papel em lindos pacotes!

Vejam algumas embalagens criativas e econômicas que encontrei na NET esurpreenda o seu cliente!






Vender fiado? Meu conselho é não fazer isto, a não ser que seja alguém muito intimo e de muita confiança, mas como ninguém tem “estrela na testa”, o melhor mesmo é aceitar cheque pré datado para garantir….

Atrasar a entrega da encomenda? Ai, ai, ai… isto pode ser um problemão, a não ser que realmente o tempo seja insuficiente, explique ao seu cliente e jamais prorrogue o prazo novamente! Lembre-se, você não é uma máquina! Por isto não aceite encomendas que lhe farão virar a noite literalmente, pois isto é artesanato e você precisa de um bom prazo para entregar tudo perfeito! Use uma agenda ou um quadro de avisos para não perder as datas de entrega, é importante que isto seja bem organizado!

Não aceite pechinchas de última hora com o seu produto, algumas pessoas esperam na hora de entregar para “chorar” um pouco mais, agora que você já calculou e sabe o quanto precisa cobrar para ganhar 100%, não abaixe seu lucro, pois seu negócio depende dele, nem que para isto tenha que voltar com a mercadoria ao seu estoque e vendê-la em outra oportunidade.

Caso o pedido seja personalizado (ex: quadro com nome da criança) então peça uma adiantamento e diga que não poderá aceitar devolução já que o produto é personalizado e só servirá para aquela criança. Já tive problemas com pessoas que me pediram coisas super estranhas, juraram que iriam querer e na hora de entregar me disseram que não era bem isto que estavam pensando… E agora o que fazer com esta peça? Pintar tudo de novo se é que isto ainda seja possível…

Toda vez que você entregar um pedido peça ao seu cliente para ajudá-la na divulgação do seu trabalho, se o cliente gostou do que viu, já está garantido seu boca a boca e muitos outros trabalhos poderão vir através deste!

Muitos artesãos vendem para todo o Brasil (e porque não todos os continentes?! Falaremos em outra oportunidade sobre exportação…) e para isto é necessário enviar as mercadorias pelo correio, faça uma embalagem reforçada, principalmente se a sua mercadoria for muito frágil, use plástico bolha o custo não é alto e o resultado vale à pena.

E não se esqueça que quem paga o correio é o cliente. Para saber o valor do correio basta entrar no site www.correios.com.br entrar no link preços e prazos, escolher o tipo de envio (sedex ou PAC) colocar o CEP do remetente e destinatário, peso e medidas e você terá o valor do correio para cobrar do seu cliente antes de postar a encomenda.

Devoluções… ah! Elas acontecem, se tudo não saiu conforme você previu, não se desespere, isto faz parte do trabalho, converse com o cliente e tente refazer conforme ele deseja ou até mesmo devolva o dinheiro, mas jamais desanime por isto, eu já tive encomendas devolvidas e isto nunca me fez desanimar, muito pelo contrário! Pois cada obstáculo nos força a subir mais um degrau!!

Aproveite esta semana de Natal e venda todo o seu estoque, que tal um bazar em casa para os amigos e parentes?!

Beijos Enormes,

Dani Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário